©2015 - Fernando Maciel.

Todos direitos reservados

Apnéia do Sono

A síndrome da apnéia obstrutiva do sono caracteriza-se por obstruções das vias aéreas superiores que acarretam um despertar abrupto.

Dentre as diversas alterações pode-se observar sonolência excessiva diurna, dificuldade de concentração, diminuição da produtividade, aumento dos acidentes de trânsito, diminuição da libido, alterações de humor, depressão, bem como alterações cardiovasculares e respiratórias.

 

O tratamento é multiprofissional e voltado para eliminar as causas. A perda de peso, mudança de hábitos alimentares à noite, alterações na postura ao deitar, regularização dos horários de sono, uso de aparelhos respiratórios noturnos ou ainda aparelhos bucais feitos pelo cirurgião dentista podem apresentar resultados satisfatórios em alguns casos.

 

Em pacientes com deficiência dos maxilares, que causam diminuição da via aérea superior, o tratamento cirúrgico através de cirurgia ortognática pode proporcionar melhora respiratória durante o sono, com importante melhora na qualidade de vida, diminuindo risco de doenças cardiovasculares.