©2015 - Fernando Maciel.

Todos direitos reservados

Disfunção de ATM

1/2

É uma patologia bastante frequente na população, sendo que 37,5% apresenta ao menos um sintoma de DTM*, acometendo principalmente as mulheres. Sua causa não está bem estabelecida, mas diversos fatores se relacionam e contribuem para manutenção da disfunção articular, tais como hábitos parafuncionais, alterações da oclusão dentária, doenças sistêmicas e fatores emocionais.

 

Os sinais surgem em grande parte das vezes na adolescência, com piora progressiva dos sintomas, como dor, limitação da abertura bucal e ruídos articulares.

 

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, a depender da situação clínica da disfunção articular. Atualmente técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, como Artroscopia está disponível, com grande sucesso terapêutico para os pacientes portadores de DTM. 

 

Há ainda outras afecções da ATM cujo tratamento é cirúrgico como anquilose, hiperplasias condilares e neoplasias, sendo que as duas últimas podem apresentar  concomitantemente sinais de disfunção articular.

 

*Fonte: Gonçalves DA, Speciali JG, Jales LC, Camparis CM, Bigal ME. Temporomandibular symptoms, migraine and chronic daily headaches in the population. Neurology. 2009 Aug; 25;73(8):645-6